1. Economia Costeira e Marinha
Nesta linha de pesquisa estudam-se a economia da poluição, a economia dos recursos naturais, os métodos de valoração ambiental, tendo como foco o ambiente costeiro e marinho. São estudados temas como: economia das mudanças climáticas, políticas públicas para o mar, uso e conservação da biodiversidade, avaliação econômica de impactos ambientais e humanos, exploração dos recursos naturais, estudos econômicos de setores produtivos (petróleo, gás, pesca e turismo), temas estes com enfoque para o ambiente costeiro e marinho.

 

2. Desenvolvimento de Zonas Costeiras e Marinhas
Como suporte ao desenvolvimento regional costeiro e marinho, essa linha tem o objetivo de estudar temas como: transformação da estrutura produtiva, comércio exterior e meio ambiente, crescimento e desenvolvimento econômico sustentado, geração de emprego e renda, desenvolvimento regional e urbano, análises econômicas de políticas de consolidação dos polos naval e portuário no desenvolvimento costeiro e marinho do país.
 
 
2.1. Economia Social
Esta linha abrange temas que envolvem os problemas relacionados  à sociedade e que estão direta ou indiretamente associados a questões econômicas. Além disto, os trabalhos desenvolvidos nesta linha apresentam discussões sobre análises de políticas públicas envolvendo temas como: (i) segurança, (ii) pobreza, (iii) mercado de trabalho e (iv) desenvolvimento regional.

 

 

Produções Científicas do Corpo Docente