Programa

Apresentação

A criação do Programa de Mestrado em Economia Aplicada em 2014 teve como foco estudar as regiões costeiras e marinha afim de contribuir para o desenvolvimento destas regiões de forma sustentável, com especial ênfase ao desenvolvimento socioeconômico-político-ambiental da região do extremo sul do RS, a partir da constituição de suporte científico de excelência às formulações de políticas públicas que atendam a área costeira e marinha.


Além desses pontos positivos, a implementação do Programa de Mestrado se propõem a contribuir para a formação de capital humano na área de economia, com foco em Economia Aplicada às Zonas Costeiras e Marinhas não só do extremo sul do RS, mas também do Brasil.

 

As linhas de pesquisa do programa compreendem os seguintes temas:

 (i) Economia de Zonas Costeiras e Marinhas: Nesta linha de pesquisa estudam-se a economia da poluição, a economia dos recursos naturais, os métodos de valoração ambiental, tendo como foco o ambiente costeiro e marinho. São estudados temas como: economia das mudanças climáticas, políticas públicas para o mar, uso e conservação da biodiversidade, avaliação econômica de impactos ambientais e humanos, exploração dos recursos naturais, estudos econômicos de setores produtivos (petróleo, gás, pesca e turismo), temas estes com enfoque para o ambiente costeiro e marinho.

 (ii) Economia do Bem-Estar Social: Esta linha abrange temas que envolvem os problemas relacionados  à sociedade e que estão direta ou indiretamente associados a questões de eficiência econômica e social. Os trabalhos desenvolvidos nesta linha apresentam discussões sobre temas como: (i) segurança, (ii) pobreza, (iii) mercado de trabalho, (iv) saúde, (v) economia ambiental e dos recursos naturais e (iv) desenvolvimento regional  sustentável.

* Atividades de ensino no turno da noite.

 
Objetivos do Desenvolvimento Sustentável
 

O Programa de Pós-Graduação em Economia Aplicada PPGE-Mar/FURG, assim como a Universidade Federal do Rio Grande, tem sua área de atuação voltada para o estudo dos ecossistemas costeiros e oceânicos. 

 

Os estudos, projetos, artigos e dissertações desenvolvidos dentro das duas linhas de pesquisa do Programa, Economia Costeira e Marinha e Economia do Bem-Estar Social, contribuem diretamente para o avanço de pesquisas relacionadas aos 17 OBJETIVOS DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL das Nações Unidas. Porém, apresentam maior consonância com os seguintes objetivos: 6 – ÁGUA POTÁVEL E SANEAMENTO; 7- ENERGIA LIMPA E ACESSÍVEL; 8- TRABALHO DECENTE E CRESCIMENTO ECONÔMICO; 9- INDÚSTRIA, INOVAÇÃO E INFRASESTRUTURA; 11- CIDADES E COMUNIDADES SUSTENTÁVEIS; 13- AÇÃO CONTRA A MUDANÇA GLOBAL DO CLIMA; 14 – VIDA NA ÁGUA. 

 
Objetivos do Desenvolvimento Sustentável
 
 
Comissão Coordenadora
 
 
Coordenação
Coordenadora: Vivian dos Santos Queiroz Orellana
Coordenador Adjunto: Gibran da Silva Teixeira
 
Membros do Colegiado
Vivian dos Santos Queiroz Orellana
Gibran da Silva Teixeira
Pedro Henrique Soares Leivas
Rafael Mesquita Pereira
Rodrigo da Rocha Gonçalves
  
Secretaria
Paula Marca Antunes
Tatiane Roldão Bastos